Saiba como manter o estofado do carro limpo

Realizar a limpeza e higienização do interior do veículo é tão importante quanto a limpeza da parte externa, ou até mais. Não adianta ter um super carro que esteja sempre limpo por fora sendo que o interior está sujo, com os bancos cheios de poeira e cheirando mal. Manter a limpeza dos estofados do carro é um trabalho comum, mas que necessita de cuidado e atenção para que eles fiquem com aparência de novo. A seguir vamos comentar sobre como conservar a limpeza dos estofados do seu carro. Continue a leitura!

Realize hidratação do estofado do carro com frequência

A hidratação deve ser o primeiro passo para manter um bom aspecto de conservação dos estofados. Para conseguir uma limpeza mais intensa, é recomendado utilizar o mínimo de água possível, principalmente em bancos de tecido, que proporcionam maior absorção, atrapalhando a secagem completa do estofado do carro. Tanto para bancos de couro como para os de tecido, existem procedimentos diferentes para realizar a higienização e limpeza, vejamos a seguir:

Saiba quais os cuidados com bancos de couro

A limpeza de bancos em couro é teoricamente mais simples, pois aplicar alguns produtos especiais com um pano umedecido elimina o acúmulo de poeira e deixa o interior do carro mais apresentável. Contudo, é necessário ficar atento, pois bancos em couro carecem de cuidados especiais, como por exemplo, a aplicação de hidratantes especiais a cada seis meses para impedir rachaduras. Importante lembrar que, quando possível, o automóvel deve ser estacionado à sombra, pois a exposição ao sol deixa os bancos de couro ressecados, ocasionando rachaduras irreparáveis.

Conheça alguns cuidados com bancos de tecido

Conservar os bancos de tecido de um veículo é um serviço um pouco mais complexo, pois eles têm uma tendência a produzir bolores e desenvolver cheiros desagradáveis. Para esses casos é aconselhado a aplicação de pano umedecido e aspirador de pó. Para retirar as sujidades mais intensas é recomendado o uso de produtos especiais, realizar limpeza a vapor e lavagem a seco.

Mantenha o carro ventilado

Muitas pessoas deixam o carro fechado na maior parte do tempo, com o carro em movimento o ar-condicionado fica ligado e ao chegar ao destino o veículo fica fechado, muitas vezes exposto ao sol. No entanto, é importante deixar o interior do veículo arejado, por isso, sempre que possível, mantenha as portas e janelas do carro abertas para a circulação do ar. Proceder dessa maneira impede a proliferação de bactérias e também elimina os odores, diminui a umidade e acaba com o mofo do estofado do carro.

Evite fazer refeições no interior do veículo

Com a utilização habitual dos veículos, o trânsito intenso e correria diária, provavelmente você faz algumas breves refeições dentro do carro, que são geralmente acompanhadas por café, sucos ou refrigerantes. Esses casos devem ser evitados, mas se não tiver jeito, cuidado para não derramar nada no estofado do carro como frituras, restos de alimentos ou líquidos, pois eles podem criar manchas que não saem facilmente.

Dê atenção especial ao carpete do carro

O carpete do veículo costumam acumular muita sujeira, como areia, ácaros e até farelos de alimentos. Por isso, é importante aspirá-lo uma vez por semana, a fim de mantê-lo limpo. Outro detalhe importante é limpá-lo imediatamente se deixar algum líquido cair sobre ele, evitando assim as manchas. Uma dica é manter um spray que ajuda a manter o carpete sempre limpo e longe dos odores desagradáveis.

Saber preservar o carpete e o estofado do carro é fundamental para conservar as suas características mesmo após alguns anos de uso. Tanto para bancos de couro quanto para os de tecido, é essencial que os resíduos e excessos de poeira sejam retirados, pois assim fica mais fácil deixar o estofado do carro livre de odores e com aparência de carro novo, como os de salões de automóveis.

Quer ficar ligado nas nossas novidades? Assine agora mesmo a nossa newsletter e aproveite!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *