Fuja do alagamento: veja como proteger seu carro!

Muitos são os fatores que tornam as cenas de alagamentos cada dia mais comuns nas grandes cidades, principalmente no verão. Alguns cuidados são fundamentais para resguardar o carro quando se enfrenta chuvas fortes que ocasionam inundações em pouco tempo. Para evitar que o prejuízo seja além do transtorno de vivenciar essa situação, é preciso ter um cuidado maior com o veículo.

Quer saber o que fazer para proteger o seu carro em casos de alagamento? Confira!

Tenha estratégias para evitar a área de alagamento

Existem ruas que já são conhecidas por alagarem rapidamente quando ocorre um temporal, então é importante ter uma rota alternativa para dias como esses. Fique atento aos programas de rádios ou outras transmissões que possam avisar sobre as possíveis vias alagadas. O uso de aplicativos que fornecem informações atualizadas sobre as condições do trânsito é outra ferramenta eficaz, pois possibilita saber antecipadamente se o caminho planejado terá algum ponto de inundação.

Verifique a profundidade

Caso não haja a possibilidade de evitar as áreas alagadas, faça uma avaliação visual do local para averiguar se a travessia é possível. Atente-se aos outros veículos que estejam tentando passar pelo local para verificar a profundidade. É recomendado que o nível da água não ultrapasse a metade das rodas, pois a água entra no motor pelo filtro de ar, que fica na altura dos faróis. Avalie a situação com prudência. Estacionar o carro até diminuir a altura da água pode evitar danos ao carro, então, tenha cautela ao decidir entre parar ou atravessar o alagamento.

Atravesse devagar

É preciso ter paciência ao passar pela área alagada. Ao fazer a travessia, é aconselhável não trocar a marcha, mas, sim, ir do início ao fim do trajeto com a primeira marcha. Use a função manual de troca de marchas se o carro automático possibilitar. Dirija devagar e mantenha a velocidade constante para evitar a criação de ondas que possam atingir o filtro de ar, o que ocasionará o calço hidráulico. Ao andar de ré, a entrada da água pelo escapamento é facilitada, então, evite. Para carros que possuam a opção “Winter” ou “Snow”, o seu uso torna possível uma maior aderência, impedindo que o veículo patine, conferindo a ele mais estabilidade.

Não dê partida

Se no meio da travessia o carro desligar, é indicativo de que a água já cobriu a entrada de ar do motor. Se o condutor der partida, entrará mais água no motor, o carro ficará mais danificado e não irá ligar de qualquer maneira. Nessa situação, o melhor a fazer é desligar o carro, puxar o freio de mão, sinalizar com o pisca alerta e pedir ajuda para tentar minimizar o prejuízo.

Faça um check-up

Procure uma oficina mecânica para avaliar se houve algum dano e prevenir problemas que possam surgir em decorrência do alagamento. Certifique-se de que nada foi danificado e peça uma limpeza do sistema de ventilação para evitar a proliferação de fungos e bactérias, bem como para que não fique com mau cheiro.

Ao enfrentar alagamentos, é importante se manter calmo para poder analisar qual a melhor conduta para sair da situação e ter bom senso para não pôr em risco a própria segurança e também a de terceiros.

Gostou das nossas dicas? Assine agora nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

 

2 thoughts on “Fuja do alagamento: veja como proteger seu carro!

  1. Pingback:» Descubra 4 mitos populares sobre cuidados com o carro

  2. Pingback:» Descubra 4 mitos populares sobre cuidados com o carro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *