4 dicas para manter o carro limpo e com cara de novo

Cuidados diários são essenciais para manter o carro limpo, mesmo que ele seja novinho. Dessa forma, é possível deixar a máquina sempre impecável. Sendo assim, para conseguir deixar o carro sempre limpo, além de cuidados com a lataria, é fundamental se lembrar de higienizar a parte interna do veículo, tal como bancos, porta-malas, motor, entre outros. No nosso artigo de hoje você aprenderá como deixar seu automóvel com aparência de novo!

Lave o carro com frequência

Manter o carro limpo não é tarefa fácil. Afinal, com a correria diária é comum esquecer-se de lavar e aspirar o carro com frequência. No entanto, lavar o automóvel regularmente é a primeira dica de hoje e faz muita diferença na conservação do seu patrimônio.

O tempo é um inimigo para o seu automóvel, principalmente, se ele for unido à poeira das estradas, a chuva ou a maresia. Estes fatores prejudicam a pintura do carro e quando menos se espera, o brilho começa a desaparecer. Em vista disso, o ideal é lavar o carro ao menos uma vez por semana, usando apenas água, sabão neutro, uma esponja macia e uma cera adequada para a cor do seu veículo.

Além disso, na hora de secar o carro, use uma flanela macia, pois deixar o carro secando ao sol pode causar manchas indesejadas à pintura. Não custa nada lembrar, se você for encerar o carro em casa, use uma flanela seca, poucas porções do produto e não deixe que ela permaneça muito tempo sobre a lataria.

Faça uma higienização completa

Como o lixo que produzimos acaba se espalhando pelo carro, a dica é usar o saco de lixo veicular, acessório indispensável para manter a parte interna do veículo limpa e organizada. Entretanto, como é praticamente impossível não deixar cair algo, principalmente, quando a alimentação é feita no interior do carro, é importante ter alguns cuidados.

Aspire o forro dos bancos, carpetes, pisos, teto, porta-malas do veículo e aquelas partes mais difíceis de serem acessadas, como por exemplo, debaixo dos bancos. Para casos como este, utilizar aspiradores portáteis pode simplificar ainda mais o serviço. Além do mais, o silicone é outro grande aliado, pois é ideal para ser aplicado em partes plásticas e no couro mantendo a hidratação e o brilho desses materiais. Mantenha sempre no seu veículo, um spray especial que tira manchas e uma flanela limpa, para caso algum líquido caia no carpete ou no estofado.

Tire o barro dos carpetes

O barro é um problema sério, porém, de fácil solução. Mantenha os carpetes limpos e com boa aparência com os seguintes cuidados: não limpe até que o barro esteja completamente seco, use uma vassoura para retirar o excesso, use o aspirador para tirar a parte mais dura do barro, misture 5 ml de detergente neutro em 250 ml de água e agite bastante, depois mergulhe uma flanela limpa e branca na solução e dê leves batidas na mancha, por fim seque a área da mancha com outro pano branco.

No entanto, dependendo da intensidade da mancha, você pode potencializar o processo. Para isso, basta molhar um pano branco no vinagre também branco, dar leves batidas na mancha e enxaguar a área afetada pelo barro. Se ainda assim as manchas não saírem por completo, não se desespere, repita o processo e logo seu carpete estará novinho!

Faça a limpeza de motor para manter o carro limpo

Agora que você viu como manter o carro limpo por dentro e por fora, chegou à hora do motor. É possível lavá-lo e mantê-lo limpo por muito tempo, porém, alguns cuidados são essenciais no processo. Como o motor conta com muitas partes elétricas, é preciso isolá-las com plásticos para evitar que o jato de água ocasione problemas.

Para realizar o procedimento, o motor deve estar frio, pois caso contrário à água pode entrar contato com o motor quente e provocar choque térmico, danificando a parte elétrica do veículo. Não custa nada ressaltar, que as partes que precisam ser isoladas são: centrais eletrônicas, módulos de injeção e ABS, caixa de fusíveis, bobina de ignição e sensores eletrônicos. Além disso, é fundamental ter cautela ao usar o jato de água, pois ele deve ser usado com pressão baixa ou moderada.

O que achou das dicas de hoje? Entendeu melhor como manter o carro limpo? Tem alguma outra dica? Divida sua opinião conosco através dos comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *