Você conhece as principais diferenças entre cilindradas, torque e cavalos?

Olá, tudo bem? Hoje vou explicar aqui o que são cilindradas, torque e cavalos. Como você já deve ter ouvido falar, esses três conceitos são sempre associados aos diferentes modelos de carros e servem até mesmo para traçar comparações entre eles. A seguir, vou mostrar que essas importantes características estão ligadas ao consumo de combustível, à força e à potência de um carro. Vamos lá?

As cilindradas do motor

Para explicar melhor o que são cilindradas, vamos lembrar antes dos cilindros de um motor. Afinal, cilindrada vem de cilindro. Dentro de cada cilindro do propulsor, há a chamada câmara de combustão. Nesse espaço, ocorre a mistura do ar com o combustível e a posterior queima dessa mistura (com a ajuda da faísca da vela), que libera energia. Vale lembrar que dentro da câmara de combustão o pistão se desloca de um ponto mínimo a um ponto máximo de altura.

Para ficar mais fácil, imagine que o pistão faz uma “varredura” do ponto mais baixo ao ponto mais alto do cilindro. Esse volume deslocado, medido em centímetros cúbicos (cm³), correspondente à cilindrada. Se somarmos os volumes de cada cilindro do motor, vamos obter a medida de cilindradas do automóvel. Quer um exemplo? Em um carro com quatro cilindros, cada qual com capacidade volumétrica de 500 cm³, o motor como um todo terá 2000 cilindradas (2000 cm³) ou, como é mais comum chamá-lo, terá dois litros ou simplesmente será 2.0.

Como você já deve ter imaginado, as cilindradas de um motor estão diretamente ligadas ao consumo de combustível de um carro. Porém, aproveito para lembrar que, por outro lado, carros com cilindros maiores também apresentam melhor desempenho, já que, por haver maior espaço para a mistura (ar e combustível), mais energia é liberada da queima.

A importância do torque

O torque é uma medida que também interfere na performance de um veículo. Para tentar simplificar, o torque está ligado à força do veículo, principalmente para fazer as rodas girarem. O torque, cuja unidade de medida é o kgf.m (quilograma-força vezes metro), pode variar conforme o número de rotações do motor.

Aproveito para destacar que um torque alto favorece o motorista na hora de acelerar, principalmente em ultrapassagens, quando se exige mais força do motor. Com um torque elevado, é possível ter respostas mais rápidas do propulsor.

O que cavalos tem a ver com carro?

Para explicar o que são os cavalos de um carro, precisarei voltar um pouco na história. Num tempo em que ainda não havia automóveis, o jeito era utilizar cavalos (o veículo da época) para medir potência. Foi isso que fez o engenheiro escocês James Watt, no século 18. Logo, o termo “cavalos” no mundo automotivo tem a ver com a potência de um motor.

A potência quase sempre muda conforme o tipo de combustível abastecido. Geralmente, a potência com etanol é maior que a potência com gasolina, embora o rendimento (quilômetro por litro) do álcool seja menor.

Agora que eu já lhe contei as principais diferenças entre cilindradas, torque e cavalos, na hora de escolher um veículo pense nas características que melhor se adaptam ao seu estilo de vida e de pilotagem. Afinal, o seu carro é um patrimônio que deve atender às suas necessidades, certo?

 

Quer saber mais sobre o mundo automotivo? Então, você está convidado a se cadastrar na nossa newsletter e receber novidades em primeira mão diretamente no seu e-mail!  

 

4 thoughts on “Você conhece as principais diferenças entre cilindradas, torque e cavalos?

  1. Pingback:» Saiba como manter o estofado do carro limpo

  2. Pingback:» Descubra 4 mitos populares sobre cuidados com o carro

  3. Pingback:» Descubra 4 mitos populares sobre cuidados com o carro

  4. Pingback:» Entenda a medida da potência do motor de seu carro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *