Equipamentos obrigatórios de segurança: tenha e evite multas

Alguns itens de série ou equipamentos obrigatórios do carro são indispensáveis para sua segurança e de quem estiver com você no automóvel. São itens que não podem faltar em um veículo! O Brasil registra um número de casos de acidentes de trânsito considerado alarmante e, muitas vezes, estes ocorrem pela falta ou pela má conservação de algum desses equipamentos.

Além de esses itens garantirem a segurança, sua ausência ou má conservação podem implicar em multa e fazer com que você perca pontos na carteira de habilitação. O melhor, então, é você se certificar que possui todos esses equipamentos em seu carro, pois muitos deles não vêm com o veículo de fábrica. No post de hoje, conheça os equipamentos obrigatórios de segurança!

Cinto de segurança

É um dos equipamentos obrigatórios mais importantes. Essencial para a integridade física dos ocupantes do carro, deve ser usado por todos que estão no veículo — inclusive no banco de trás! É fundamental que seu funcionamento seja checado com frequência para que funcione perfeitamente. Estar usando o cinto pode significar sua vida salva em caso de acidente.

Extintor de incêndio

O extintor de incêndio é um item de segurança importantíssimo, mas não é mais obrigatório. O Conselho Nacional de Trânsito — Contran, através de uma nova resolução, tornou facultativo seu uso em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas. A falta desse item não será mais considerada infração mas, mesmo assim, é um item bastante interessante de ter disponível no seu veículo.

Faróis

Os faróis do carro devem ser periodicamente checados. Geralmente, os testes são para verificar se estão funcionando alinhadamente. E você pode fazê-lo em casa! Estacione em frente a uma parede a uma distância de cerca de três metros e ligue os faróis e verifique sua condição. Outra boa dica é, ao trocar a lâmpada, nunca troque apenas uma — troque logo as duas para garantir que funcionem uniformemente.

Lanternas

A verificação do funcionamento adequado das setas também pode ser feito em casa. Acione as setas, a ré e os freios e peça a ajuda de alguém para verificar se funcionam corretamente. Vale lembrar que a luz da placa é também um item obrigatório!

Estepe

O estepe faz parte dos equipamentos obrigatórios, e suas condições devem ser sempre verificadas para que você não seja pego de surpresa quando precisar usá-lo. É importante que ele esteja calibrado corretamente com as especificações do fabricante.

Triângulo de sinalização

Um equipamento obrigatório, que representa muita segurança para os carros diante de situações imprevisíveis, é o triângulo de sinalização. Em caso de uma parada inevitável ou de acidente, ele deve ser colocado a trinta metros do veículo —geralmente essa distância é de acordo com a velocidade da via. Em casos de chuva e durante a noite essa distância deve ser maior.

Outros itens fazem também parte da lista de equipamentos obrigatórios e de segurança, como espelhos retrovisores internos e externos, limpadores de para-brisa, para-sol para o condutor, velocímetro e buzina. Não tê-los em seu carro significa que, em qualquer blitz, você poderá receber uma multa e menos alguns pontos na sua carteira. Além, claro, de trazer risco a você, aos outros passageiros do seu carro e a todos os outros motoristas e pedestres.

E você, costuma se preocupar com esses equipamentos de segurança em seu carro? Está com todos eles em dia? Dê sua opinião sobre o assunto nos comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *