Direção defensiva: pratique e garanta a segurança de sua família

O Brasil é um dos países com maior violência no trânsito. Um levantamento da Organização Mundial da saúde (OMS) aponta que em 2013 foram registradas mais de 47 mil mortes no país. É aí que a direção defensiva se torna mais atual do que nunca.

É preciso colocar a sua segurança, a dos passageiros que você leva e também a das demais pessoas do trânsito, com as quais cruzar, em primeiro lugar. Neste artigo, você verá algumas dicas de direção defensiva para evitar fazer parte desta triste estatística. Acompanhe!

O que é direção defensiva?

Como o próprio nome diz, o conceito de direção defensiva remete a uma atitude de segurança e prevenção de acidentes no trânsito. É também um dos principais temas tratados durante a capacitação de novos motoristas e até durante as reciclagens obrigatórias exigidas pelos órgãos competentes de tempos em tempos.

A direção defensiva é dividida em duas partes: a preventiva e a corretiva. Na preventiva, o motorista coloca-se permanentemente em alerta para evitar acidentes. Na corretiva, cabe ao motorista ter habilidades e agir rapidamente em caso de acidentes iminentes, corrigindo situações imprevistas. No caso de um motorista à frente que esteja em baixa velocidade, por exemplo, cabe ao motorista logo atrás diminuir sua velocidade para manter uma distância segura.

Para saber mais, veja a cartilha divulgada pelo Denatran, aqui!

Como evitar acidente através da direção defensiva?

Para te ajudar a praticar a direção defensiva e, consequentemente, evitar acidentes, listamos algumas dicas. Confira:

1. Tenha 100% de atenção no trânsito enquanto estiver dirigindo

A atenção é um dos principais elementos da direção defensiva. Cabe ao motorista tomar todo o cuidado para não se distrair com conversas com seus passageiros, telefone celular etc.

Eis a importância de somente dirigir quando se está em plenas condições; quando não se está cansado ou muito nervoso, pois estes são estados mentais que podem levar à dispersão.

2. Conheça muito bem as regras de trânsito

Direção defensiva também requer conhecimento das regras de trânsito. Motoristas que não conhecem as normas tendem a ser mais vulneráveis a acidentes. É preciso ir além das regras gerais, prestar atenção às regras que mudam de um estado para o outro, dos limites de velocidade permitidos em determinadas estradas, etc.

3. Preste atenção nas particularidades do trajeto percorrido

Há locais nas cidades em que há mais presença urbana, com ruas mais estreitas. Também há áreas de risco, como escolas, ou outros locais com grande presença de crianças.

Nestes locais, é preciso de cuidados redobrados e redução da velocidade. Ser surpreendido por uma criança atravessando a rua inesperadamente é algo muito comum nestes locais.

4. Nunca espere pela atitude dos outros motoristas

Na direção defensiva, o responsável pela segurança no trânsito é você. Confie totalmente na sua forma de conduzir e faça isso com total responsabilidade e cautela, pois na hora de uma decisão rápida cabe a você agir.

Por exemplo, se você está sendo ultrapassado e percebe que um outro veículo vem na direção oposta, aja rápido para ir ao acostamento e dar espaço ao motorista que está ultrapassando, isso pode evitar um grande acidente no qual você mesmo pode ser envolvido.

5. À noite e em dias chuvosos, redobre os cuidados

À noite, a visibilidade tende a diminuir. Em dias de muita chuva, a pista molhada pode ser escorregadia. Nestas condições, prefira sair com antecedência e percorrer o caminho com mais calma, com velocidade reduzida.

6. Prefira sempre estar abaixo da velocidade permitida

Nem sempre, a velocidade permitida é a mais segura. Como sabemos, as condições de tráfego das estradas brasileiras sempre deixam a desejar. Assim, uma estrada que permite 120 km/hora pode ter buracos, óleo na pista, etc. Pilotar nesta velocidade pode ser arriscado.

7. Só ultrapasse quando tiver plena certeza de que é seguro

Existem locais ao longo de uma rodovia em que as ultrapassagens são permitidas. Isso significa que as autoridades competentes estudaram o local e julgaram que ultrapassar ali é seguro. No entanto, considere fatores como visibilidade, intensidade do tráfego, condições da pista antes de decidir pela ultrapassagem.

 

 

Como você tem lidado com a direção defensiva? Gostou destas dicas? Deixe um comentário!

 

One thought on “Direção defensiva: pratique e garanta a segurança de sua família

  1. Pingback:» Cuide do seu carro: 3 dicas para conservar melhor seu veículo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *