4 dicas de como conservar seu carro sempre com aspecto de novo

Não há nada melhor do que a sensação de carro novo: todos os componentes funcionando perfeitamente, tudo limpo e brilhando, aquele cheiro de carro que acabou de sair da concessionária! Por isso, muitas pessoas se perguntam como conservar o carro para que ele mantenha sempre o aspecto de novo.

Se esse é o seu caso, continue lendo este artigo e confira algumas dicas para manter seu carro impecável!

1. Lave seu carro regularmente

Um carro sempre limpo é o cartão de visitas de quem gosta de cuidar do seu patrimônio. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados para não correr riscos de danificar ou deixar marcas durante a limpeza externa e a higienização interna do veículo.

Limpeza externa

É recomendável que a limpeza externa seja feita semanalmente. Os finais de semana são uma ótima oportunidade para isso. Diversos tipos de sujeira, como dejetos de aves, por exemplo, podem danificar a lataria do veículo se não forem removidos. Neste caso a remoção deve ser imediata.

Para não danificar a pintura, utilize sempre produtos próprios para limpeza automotiva e panos de microfibra. Finalizar com cera – caso perceba que a pintura esteja retendo a água – e pretinho nos pneus também ajudará a manter o bom visual do carro. Quando a água se acumula em forma de bolinhas (gotículas) é sinal de que já há um filme de cera. Neste caso não há necessidade de encerar novamente.

Higienização interna

Na hora da higienização interna fique atento, pois podem existir diversas partes no interior do veículo que exigem cuidados especiais na hora da limpeza.

Os bancos e demais partes estofadas absorvem água com facilidade. Por isso, o melhor é limpá-los apenas com um pano úmido e aspirador de pó. Para bancos em couro, além da limpeza com pano úmido, é recomendada uma hidratação pelo menos uma vez por ano para manter seu aspecto de novo. Recorra a uma empresa especializada.

Limpe as partes de plástico com produtos neutros e microfibras. Aromatizadores também ajudam a manter um ambiente agradável dentro do carro.

2. Siga um plano de manutenção preventiva

Além de ser econômica e segura, a manutenção preventiva ajuda a manter o aspecto de novo do carro. Quando comprados direto das concessionárias, os veículos vêm com um plano de manutenções predefinido pela montadora, de acordo com a necessidade de cada modelo. Seguir esse planejamento é fundamental, até mesmo para não perder a garantia do veículo.

3. Cuide bem do seu motor

O motor do carro precisa de alguns cuidados para trabalhar nas condições corretas. Por isso, é importante verificar periodicamente o nível e a qualidade do óleo lubrificante. Além de lubrificar, ele reduz o atrito entre as peças internas do motor, aumentando sua vida útil.

Tenha atenção também com o nível da água. Ela é fundamental para o bom funcionamento do sistema de arrefecimento, que controla a temperatura do motor e evita o superaquecimento.

A cada 30 mil km, é recomendado que seja feita uma revisão geral no motor, para verificar o funcionamento de componentes como velas, filtros e bicos injetores. São cuidados simples que ajudam a manter o motor como novo.

4. Saiba como conservar o carro no dia a dia

Também é possível tomar cuidados rotineiros para manter o aspecto de novo do carro. Para mantê-lo sempre limpo, tenha alguns produtos para limpeza rápida dentro do veículo. Assim, você pode remover manchas rapidamente, antes que elas causem mais problemas.

Não se esqueça de verificar a pressão dos pneus pelo menos a cada 15 dias.

Tenha alguns cuidados também na hora de estacionar seu carro. Prefira estacionamentos cobertos, pois os raios solares podem desgastar a pintura. Parar debaixo de árvores também pode não ser uma boa ideia, pois, além dos raios solares incidirem de maneira irregular sobre o veículo, você estará sujeito aos dejetos de aves e a queda de frutos e galhos.

Faça uma inspeção visual no veículo para verificar se não existem lâmpadas queimadas, faróis desregulados e se os acessórios estão em boas condições. Assim, você garante que seu carro esteja sempre impecável.

Gostou das dicas sobre como conservar o carro sempre com aspecto de novo? Você tem alguma dica para compartilhar sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *